A Mentira

O grito era uma das armas mais usadas por Doutor Marciel, uma vez que sua família era constituída somente por mulheres. Na sua concepção, sempre utilizava isso para impor o respeito e a moral como também para desmoralizar o sexo oposto, sem a causa de danos – eis a teoria que sustentava.

Das cinco filhas, sua obcessão era Lúcia, a caçula. Mas, após a notícia da sua gravidez, mediante confirmação médica, a vida tornou um caos.

A princípio, propôs um aborto, mas desistiu depois de sua fuga. Mais tarde, resolveu buscar o culpado por tamanho ato, desconfiando até mesmo dos genros. Pois, mal sabia ele que a filha tinha um namorico às escondidas com Nônô, o vizinho paraplégico.

Assim, para dar um basta a isso, D. Ana, a esposa, resolve contar a verdade sobre Lúcia. Mas, a situação se volta contra aquela que terá um fim trágico já que tal decisão coube ao marido. A partir disso, Doutor Marciel passa a olhar a filha com desejo e decide tirá-la de casa, para desespero da mãe. Antes, pressiona Lúcia pela verdade, mas a própria desconhece quem seja o pai de seu filho, para sua satisfação.

Por outro lado, Aparício está inquieto com tais mudanças, principalmente quando essas são condizentes ao destino de Lúcia. Então, ao mesmo tempo em que se declara para ela, resolve pedir explicações ao sogro. Dessa forma, as coisas fogem de controle, graças a maldição de D. Ana a caminho do manicômio.

Primeiro romance assinado por Nelson Rodrigues, a trama surpreende pelas falsas informações sobre as personagens. Nenhum deles está isento do pecado que é a própria mentira adotada em suas vidas.

Logo, num ritmo cinematográfico, a obra aponta a hipocrisia familiar em situações que caracterizam a classe média.

Anúncios

~ por Márcia Vidal em setembro 10, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: