Tereza Batista cansada de guerra

 

A transformação de menina em mulher foi algo árduo na vida de Tereza Batista. Para obter lugar no mundo, foi necessário enfrentar da violência à fome além de se ver frente a frente com a morte.

Órfã, aos doze anos vai morar com os tios Rosalvo e Felipa. Mas, antes de completar treze, é vendida ao Capitão Justiniano Duarte da Rosa, dito Capitão Justo que tinha desejo por meninas novas e virgens.

Vivendo horrores ao lado do Capitão, um belo dia, conhece Daniel Gomes por quem se apaixona e em meio à sedução, faz promessas de tirá-la daquela cruel vida. Porém, são surpreendidos pelo Capitão que é assassinado por Tereza para salvar Daniel.

Presa pelo delito cometido, é resgatada pelo Dr. Emiliano, um coronel rico e mais velho, passando a ser sua amásia na Estância por um bom tempo. Daí, sua vida segue um período de tranqüilidade e segurança, quando o coronel morre enquanto faziam amor.

Sozinha e desamparada, torna-se dançarina num cabaré em Aracaju, quando conhece o pescador Januário Gereba. Mas, ele é casado e sua esposa aos poucos está se definhando por causa da tuberculose.

Desiludida, Tereza segue para Buquim, deparando-se com a epidemia de varíola. Depois, segue para Salvador, trabalhando como dançarina. Ali, ela resolve esperar seu grande amor que tarda com os dias, perdendo assim as esperanças de algum dia encontrá-lo.

Adaptada para a televisão, a obra apresenta uma personagem fascinante que luta contra o seu destino imposto. Com fortes emoções bem descritas em cada capítulo, o autor trata o amor, o desejo, a morte e a solidão de maneira sublime ao mesmo tempo em que reflete o verdadeiro significado de opressão e liberdade.

Anúncios

~ por Márcia Vidal em julho 9, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: