Uma certa quarta-feira de cinzas

Quarta-feira de cinzas, após quatro dias de intenso carnaval. A cidade retoma as suas obrigações com um ar ressaqueado, de puro desânimo.

Aproveitando mais um dia de lazer, ir ao Centro da cidade de Fortaleza para um pequeno “tour” nas ruas e nos prédios de arquitetura “punk” é algo inusitado.

Apesar do clima quente e abafado, as lojas procuravam a qualquer custo chamar a atenção do cliente ora com novidades passadas, se não com pachorra.

Vagando de loja em loja, sem achar nada do meu agrado a não ser livros, resolvo buscar inspiração, nutrindo minha gula com um crocante pastel e um delicioso caldo de cana, no Leão do Sul, estabelecimento antigo e de localização histórica. Recordo que após uma longa e cansativa caminhada, minha mãe terminava repondo nossas energias com seus saborosos lanches.

Já com o prazer em mãos e quase a concretizá-lo, deparo-me com fotos da cidade, há tempos atrás. Nestas, retratavam uma Fortaleza diferente, com bondes, ruas largas e descampadas, de estilo romântico, descritos nas obras da ilustre Rachel de Queiroz.

E assim fiquei, deixando-me levar por aquelas fotografias em preto e branco, regressando a história de uma época esquecida por muitos que estavam ali. Talvez porque a sensibilidade maior daqueles, no momento, seria a gulodice.

Na verdade, até esqueci do pastel com o caldo de cana, após um profundo exame em cada quadro, na tentativa de descobrir a sua mensagem em voga. Pois, se aquela exposição estava ali, o motivo deveria ser bem maior que uma genuína decoração.

Perdida em divagações e despertada pelo tumulto das pessoas, retirei-me com a sensação vazia por não ter analisado as fotos o bastante. Eis a minha pretensão! Mas, perdoa-se o dia de hoje, uma certa quarta-feira de cinzas, que pactua com A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DE LUGARES E MOMENTOS CONSERVADOS EM PEQUENOS DETALHES.

~ por Márcia Vidal em abril 20, 2008.

Deixe um comentário

 
