Tempos de paz

Paz

Diante de tanto caos e medo, ainda luta-se pela paz. Mas, qual a sua definição e o sentido para o mundo atualmente? Será suficiente alcançá-la somente com a satisfação material ou futilidades impulsivas? Na obtenção de coisas necessárias, na realização de pequenos prazeres e desejos imediatos ou futuros, ou sendo diferente dos outros e vice-versa?

Em Tempos de Paz, Katherine Scholer faz uma interessante explanação deste tema, levando o leitor a um longo caminho da sabedoria além do amplo conhecimento sobre os vários significados de paz. A mensagem é diferente e sem clichês.

A obra, por de discutir um assunto polêmico, reflete no nosso cotidiano, principalmente no comportamento humano, atraindo um confronto de ideais.

Cada página tem uma ilustração de acordo com a descrição do texto, expressando em seus traços, dor, egoísmo, solidariedade e esperança.

O livro é indicado para crianças a partir da 4ª série, pois é uma faixa etária em que há o desenvolvimento do pensamento hipotético dedutivo e a conseqüente capacidade de abstração. Também, é ideal para adultos e para ser utilizado em dinâmicas de grupo.

As diferenças, os desejos e as necessidades são coisas que nem sempre se harmonizam. Podem ocorrer insultos, brigas, silêncios e até o prolongamento de situações conflituosas.

Por outro lado, pode ocorrer o oposto. O diálogo, a compreensão ou tentativas de acordos podem ser a resolução deste tipo de problema.

Porém, há pessoas que ameaçam a paz e outras que a protegem. Para isso, é necessário perserverança, amplo conhecimento, verdade, pureza de sentimentos.

Na História, tem-se conhecimento de pacifistas que falaram e agiram diante de erros e injustiças, possibilitando mudanças pacíficas, após algum tempo, uma vez que a humanidade questionou e enxergou a verdade.

Em suma, Katherine Scholer deixa várias mensagens, permitindo a cada leitor definir paz e buscá-la em pequenos momentos na vida, mesmo aqueles insignificantes.

Anúncios

~ por Márcia Vidal em março 21, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: