Copacabana

Copacabana

Sob a direção da atriz Carla Camurati, Copabana é um filme que tematiza a memória e história de uma vida que reflete na velhice, além de retratar pontos históricos e sociais em Copacabana, tais como a igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana, no Posto 6, o Movimento dos 18 do Forte, os bordéis dos anos 20, a passagem do Graff Zeppelin, os bailes e o cassino do Copacabana Palace, e até o resgate à beira-mar de um elefante que fugiu do circo no início do século.

Às vésperas do seu nonagésimo aniversário, Alberto, ex-fotógrafo, teme pelos acontecimentos que possam trazer esta nova idade. Solitário em seu apartamento, recorda momentos que marcaram sua vida como o primeiro amor, o burlesco gozo com uma prostituta de nome Mary Louise, o assassinato de um homem em na praia de Copacabana e seu inexplicável abandono na porta da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana.

Visualizando de maneira poética e bem-humorada e revisitando lugares que exalam estas lembranças, sem menos esperar, pega-se proferindo palavras inconvenientes e íntimas e praticando atos voltados a anos atrás.

Mantendo contato com amigos que compartilharam do seu passado, estes preparam uma surpresa para comemorar seu aniversário com músicas e poesias da época. Emocionado, Alberto chora, falecendo em seguida na praia de Copacabana, ao nascer do sol.

Durante o velório, amigos relembram suas vitórias e perdas, descobrindo por fotografias guardadas, antigos segredos.

O filme revela que nossa vida é uma história e se faz memória para quem dela partilha. Mas, diante de tantas marcas do tempo, “a saudade é a sombra negra de um passado cor-de-rosa” e “morrer não é nada, é quase como voltar para casa”.

Anúncios

~ por Márcia Vidal em março 21, 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: